Atendimento
11 2503-6000

Como utilizar novas tecnologias no outsourcing de impressão para se destacar da concorrência

Diante do crescente mercado de outsourcing de impressão, milhares de empresas pequenas e médias viram a oportunidade de migrar para o segmento. Geralmente, são ex-funcionários de empresas de outsourcing ou de grandes fabricantes, técnicos de manutenção, entre outros.

Esta tendência alavancou a oferta de serviços, fazendo com o que os preços caíssem até sete vezes em uma década. Isso desencadeou também uma reação dos fabricantes, que passaram a lutar para crescer em um mercado no qual o preço fica cada vez mais baixo, oferecendo equipamentos mais robustos, com maior velocidade e menor custo para imprimir e copiar.

Todos os fabricantes seguiram a mesma tendência, e o preços por página impressa ficaram muito baratos. Para se ter uma ideia, há dez anos, um equipamento era alugado com taxa fixa e mais a página produzida – em preto e branco – por R$ 0,10. Hoje, encontram-se impressoras com taxa fixa mais página produzida por R$ 0,018.

Com toda esta pressão por preços, agravada pela grande concorrência, sem margem para redução nos valores e com a carência por novidades, os fabricantes e desenvolvedores de softwares começaram a embarcar soluções nos equipamentos para agregar valor ao serviço.

Uma das principais soluções é a impressão na nuvem, que permite buscar documentos da empresa e gerenciar suas impressões. Basta ao usuário introduzir uma senha ou encostar um cartão com chip RFID no leitor colocado junto ao equipamento, para autorizar e controlar a impressão por usuário ou limite de páginas.

Outra alternativa que chega com força ao mercado é o sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) integrado, que define um fluxo de trabalho automatizado para qualquer departamento da empresa, que cria um repositório para consulta dos documentos digitalizados e realiza impressões quando necessário.

Integrar novas tecnologias e soluções aos seus serviços é uma forma de uma empresa de outsourcing de impressão se destacar da concorrência e evitar uma redução drástica de suas margens de lucro.

Fonte: Exame PME